CIRURGIAS DE VIAS LACRIMAIS
O canal lacrimal conecta o olho ao nariz e é responsável pelo escoamento da lágrima. A obstrução das vias lacrimais causa lacrimejamento e/ou secreção, dependendo do local onde se encontra a obstrução.
A obstrução congênita das vias lacrimais acomete recém-nascidos e causa lacrimejamento e secreção ocular importante. Pode haver abertura espontânea do canal lacrimal usualmente dentro dos 6 primeiros meses de vida. Após esse período, caso persistam os sintomas, costumamos indicar um procedimento de sondagem das vias lacrimais que é um tratamento bastante efetivo, especialmente se realizado antes de um ano de idade. Para casos em que a sondagem não obteve o sucesso desejado podemos entubar a via lacrimal com uma sonda de silicone, dilatar a via lacrimal com um balão ou até mesmo indicar um procedimento chamado dacriocistorrinostomia.
A obstrução adquirida das vias lacrimais causa desconforto, lacrimejamento e secreção em adultos, nesses casos, o tratamento é cirúrgico.
A obstrução adquirida das vias lacrimais pode acometer a parte alta da via lacrimal causando lacrimejamento apenas, ou pode ser na porção baixa da via lacrimal, nesse caso, o lacrimejamento usualmente está acompanhado de secreção ocular.
A dacriocistorrinostomia é uma cirurgia frequentemente indicada para pacientes portadores de obstrução baixa da via lacrimal e basicamente consiste em produzir uma nova via de escoamento da lágrima. Essa cirurgia pode ser realizada por via externa, através de um pequeno corte na pele realizado na base do nariz ou pode ser realizada via endoscópica (por dentro do nariz); ambas demonstram um elevado índice de sucesso. Usualmente realizamos a entubação da via lacrimal com uma sonda de silicone temporária para manter o novo canal aberto durante o período de cicatrização. Para casos de obstrução alta da via lacrimal (a nível dos canalículos) pode ser necessário realizar uma conjuntivodacriocistorrinostomia que consiste na dacriocistorrinostomia com a colocação do tubo de Jones (tubo permanente que comunica o olho ao nariz).