Ultrassonografia ocular

A principal indicação da Ecografia Ocular é a presença de opacidades de estruturas oculares que impedem a visualização direta do fundo do olho, entre elas, as cataratas maduras, as hemorragias vítreas, opacidades da córnea, dilatação inadequada da pupila, entre outras. Outras indicações são a avaliação e acompanhamento de lesões tumorais, a avaliação da coróide e estruturas extra-oculares (Nervo óptico, músculos extra-oculares, gordura orbitária, etc.).

ultrassonografia

O exame baseia-se na emissão de ondas de ultrassom, as quais penetrando nos tecidos oculares geram ecos ao atingirem as diversas estruturas do olho. Esses sinais são captados pelo equipamento e transformados em sinais luminosos em um monitor, criando uma imagem bidimensional do globo ocular. As imagens são apresentadas no modo B (Imagem bidimensional) e no modo A, que permite uma melhor diferenciação dos tecidos e dimensão das estruturas oculares. Não é necessário a dilatação das pupilas, e o exame dura em torno de 20 minutos.

Ecobiômetro Accutome, com monitor, impressora e video-cassete, que grava o exame em tempo real, permitindo rever e fazer cópias dos exames.