Transplantes de córnea a LASER FEMTOSEGUNDO

O laser femtosegundo é ultra-rápido e aplicado com altíssima potência, permitindo que o corte seja realizado de maneira extremamente focada e com baixa lesão dos tecidos circundantes à área trabalhada.

O novo procedimento já vinha sendo utilizado em nossa clínica em cirurgias refrativas – que diminuem os graus de miopia, astigmatismo e hipermetropia – e para confecção de túneis na córnea para o tratamento de ceratocone, uma doença genética que evolui e é diagnosticada principalmente na adolescência, fragilizando a córnea e dando-lhe um formato cônico, o que causa grandes distúrbios visuais, além de visão embaçada.

transplantes

No caso dos transplantes, o grande ganho é que a precisão oferecida pelo laser femtosegundo permite um encaixe mais preciso da córnea doada com a do receptor. Esse encaixe faz com que a área de contato entre os tecidos receptor e doador seja maior, diminuindo o risco de rejeição e garantindo uma recuperação mais rápida.

Antes da cirurgia, uma análise da córnea do paciente é realizada e alimenta um software que auxilia no planejamento de toda a operação, com foco nos locais exatos onde devem ser realizadas as incisões.

Na cirurgia, além de o médico contar com o mapeamento preciso dos pontos a serem trabalhados com o laser, a rapidez e a potência do equipamento permitem que as incisões sejam realizadas em poucos segundos, praticamente sem riscos.

Durante esses segundos, o olho do paciente é mantido imóvel – por um sistema de vácuo – e o foco da aplicação é coordenado pelo cirurgião mediante o planejamento dos parâmetros da cirurgia. Além de rápido, o procedimento é possível de ser realizado com anestesia por colírio, o que também oferece mais segurança para o paciente, já que não há necessidade de anestesia geral.

Aproximadamente por 30 anos, os cortes em cirurgias de córnea eram feitos sempre em formato cilíndrico. Com o laser femtosegundo, os cortes podem ter vários formatos. Essa possibilidade é exatamente a que permite um encaixe perfeito dos tecidos no caso dos transplantes.