Topografia corneana computadorizada

A topografia corneana é a análise computadorizada da curvatura da córnea, estrutura transparente onde são realizadas as cirurgias refrativas a laser, por exemplo. As principais indicações são: – Adaptação de lentes de contato – Avaliação de astigmatismo regular e irregular (Visão distorcida) – Doenças como o ceratocone e outras ectasias (Defeitos e fragilidades na córnea) – Avaliação do astigmatismo pré e pós-operatório na cirurgia de catarata – Controle do astigmatismo no transplante de córnea – Cirurgias refrativas a laser (Correção do grau com laser).

topografia

O equipamento projeta uma série de anéis luminosos na superfície da córnea, e a imagem refletida é capturada por uma câmara de vídeo. As imagens são analisadas por um computador, produzindo mapas coloridos, que representam as diferentes curvaturas da córnea. Os resultados são analisados pelo oftalmologista, podendo com segurança realizar ou não as cirurgias e adaptação de lentes de contato, entre outras indicações.

O equipamento é o EYETECH 2000, ceratoscópio com câmera de captura de imagem no centro. O computador tem um programa específico para montar os mapas coloridos, e impressora para emissão dos laudos.