Tomografia de córnea e segmento anterior de alta definição (PENTACAM HD)

O Pentacam-HR é uma avançada ferramenta de avaliação e diagnóstico da córnea e segmento anterior. Ele utiliza a tecnologia de obtenção de imagens Sheimpflug e é capaz de obter 138 mil pontos de elevação real da córnea em apenas 2 segundos de exame. O modelo anterior do Pentacam obtém 25mil pontos.

pentacam1

Há várias indicações para sua realização. Uma importante utilização é na avaliação do padrão de astigmatismo. Esta avaliação leva em conta a topografia e os mapas de elevação anterior e posterior, bem como o mapa paquimetrico e sua progressão para avaliação da presença e/ou risco de ectasia corneana(CERATOCONE).

Avaliações prévias a cirurgia refrativa podem ser realizadas de forma segura e com vários parâmetros numéricos que auxiliam na avaliação do risco e do prognóstico cirúrgico.

pentacam2

Este aparelho consegue ainda avaliar e dar nota quanto a opacidade de catarata, ficando muito mais simples e fácil diagnosticar sua catarata.

A utilização dos achados tomográficos da avaliação scheimpflug podem ser úteis em avaliações morfológicas, bem como na geração de parâmetros de volume e de profundidade da câmera anterior e do angulo do seio camerular.

Há inúmeras indicações e utilidades adicionais para esta tecnologia, como transplantes de cornea, avaliação de espessura corneana, avaliação de aberrações e alterações de alta ordem, avaliação para implante de anel intraestromal, avaliação para implante de lentes intraoculares.

pentacam3

O exame é indolor, sem contato e confortável, exigindo do paciente apenas a fixação ocular para captura das melhores imagens. O exame dura em média de 5 a10 minutos para os 2 olhos. Em alguns casos selecionados há dilatação de pupilas.