Tomografia de alta definição de RETINA e MÁCULA (OCT SPECTRALIS)

A Tomografia de Coerência Óptica com OCT SPETRALIS, é a mais nova geração de OCT. Ela possui maior velocidade de cortes do que o time domain (512 X 40000), possui modo eyetracker onde se congela a imagem e o aparelho “segue” o olho tornando o exame mais agradavel para o paciente. Além disso outra novidade é a presença de follow-up, onde o software reconhece o local exato dos cortes anteriores e se pode fazer uma analise exata da progressão das patologias de retina e da perda das camadas de fibras nervosas no glaucoma. Outras vantagem do OCT SPECTRALIS da Heidelberg em relação aos da mesma geração são a presença de EDI (enhanced depth imaging) onde se pode realizar observações mais detalhadas da coróide e presença do modo ART que faz a média de 100 imagens fazendo com que a nitídez em detelhes do OCT SPECTRALIS seja definitivamente a melhor.

Está indicado principalmente no diagnóstico de alterações retinianas, como na retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, buraco macular e acompanhamento precoce das alterações de fibras do nervo óptico e na avaliação estrutural do glaucoma.

oct1
Foto de membrane epiretiniana macular.

O exame é baseado na análise digital da estrutura da retina e coriocapilar, como se fosse um corte histológico (Seccional) da mesma, mostrando as suas várias camadas, a partir da leitura da reflexão de uma luz infravermelha projetada no fundo de olho, por meio de uma fonte superluminescente de diodo.

oct2

O computador transforma as informações em gráficos, tabelas, programas de análise e comparação dos dados obtidos com exames normais e imagens coloridas, que são armazenadas e utilizadas de acordo com a indicação do exame.

oct3

Não há necessidade de dilatação das pupilas na maioria dos casos, o que é muito bom para pacientes glaucomatosos com ângulos oclusiveis. O paciente é posicionado no aparelho, e as imagens são obtidas sem a necessidade de injeção de contrastes na veia. O exame é indolor e confortável, exigindo do paciente apenas a fixação ocular para captura das melhores imagens. O exame dura em torno de 15 minutos para os 2 olhos.