Teste digital de cores

O teste de cores de Ishihara é um teste para detecção do daltonismo.

Recebeu esse nome devido ao Dr. Shinobu Ishihara (1879 – 1963), um professor da Universidade de Tóquio, que foi o criador desses testes em 1917.

O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuirem visão normal.

Daltonismo é o termo usado para denominar a falta de sensibilidade de percepção de determinadas cores. As pessoas daltônicas podem ver cores, mas não conseguem fazer a distinção entre alguns pares de cores complementares.

testecores

Esse distúrbio, conhecido desde o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem a John Dalton, um químico inglês que foi o primeiro cientista a pesquisar a anomalia ocular que ele mesmo era portador.

O daltonismo é também conhecido como discromatopsia ou discromopsia e é uma perturbação normalmente genética.

A deficiência visual das cores vermelho/verde é de longe a forma mais comum de daltonismo, cerca de 99% dos daltônicos têm dificuldades de distinguir essas cores.

A deficiência de visão das cores Azul / Amarelo também existe, mas é bem mais rara.

Outra forma rara de daltonismo é a chamada dicromacia unilateral, que afeta pessoas que têm um olho normal e um olho daltônico.