Cirurgia de anel intraestromal para ceratocone a LASER

O anel intraestromal corneano (Kerarings ®, Anel de Ferrara ® ou Intacs ®) é uma órtese transparente de acrílico, de pequeno formato semicircular, de espessuras e diâmetro variáveis, confeccionada com o mesmo material utilizado na confecção de lentes intra-oculares da cirurgia de Catarata. Ele é perfeitamente tolerado pelo organismo, não havendo risco de rejeição.

cirurgia1

O implante de anel intracorneano é indicado, principalmente aos portadores de Ceratocone em evolução de qualquer faixa etária, intolerantes a lentes de contato, ou com distorções acentuadas da córnea, como ocorre após o transplante. É também indicado para correção de deformidades corneanas como ectasias pós Lasik e PRK, astigmatismo irregular pós transplante de córnea e degeneração pelúcida.

O anel intra-corneano é uma técnica cirúrgica com finalidade ortopédica. Esta técnica consiste na implantação da órtese no interior da córnea de modo a alterar a curvatura da córnea na quantidade necessária para correção que se deseja obter.

cirurgia2

Um aspecto importante deste tratamento, é que esta técnica é reversível, pode ser ajustada em caso de correção inadequada, através da troca da órtese. O anel poderá ser removido em qualquer época sem prejuízo para saúde da córnea. A cirurgia é realizada sob anestesia local. A cirurgia é rápida e indolor, permitindo assim uma recuperação rápida e a volta do paciente ás atividades normais em pouco tempo.

É uma cirurgia realizada em centro cirúrgico com auxílio de microscópio. A anestesia é tópica (colírio anestésico), sendo o procedimento indolor. A alta tecnologia, com material cirúrgico de alta precisão e uso do Laser de Femtosegundo, permite que a cirurgia seja realizada em cerca de 10 minutos.